quinta-feira, novembro 24

GP de F1 do Brasil - Deja vu da incompetência


Douglas Gomes Florencio*

Largada
Após pouco mais de 4 anos vivendo em Dubai, participei de vários eventos e tive a oportunidade de entender e aprender um dos hábitos mais importantes na cultura Árabe: receber um convidado com todo carinho e respeito em sua casa.

Porém, um dos eventos que classifico como um primor e excelência no atendimento ao público foi o Grande Prêmio de F1 de Abu Dhabi em 2009.

Primeiramente vou dar uma rápida visão do nosso evento em Interlagos, SP.


Para chegar aqui...
Como nosso assento não é marcado, encontrar um lugar com boa visão da pista significa entrar na arquibancada descoberta às 7 da manhã de domingo, com chuva ou sol.

... você precisa dormir aqui!
Isto te leva a chegar ao autódromo à meia-noite do sábado e ‘dormir’ na fila durante a madrugada, ou seja, jogar truco, fazer churrasco, fazer novos amigos durante a madrugada fria e tirar um ‘sarro’ dos desavisados que chegam no autódromo às 6:30 da manhã com a expectativa de ser o primeiro da fila, e perceber que terão que enfrentar algumas horas de fila em frente à uma comunidade sem nenhum policiamento, correndo alto risco de assalto, e finalmente lutar por um assento disponível com pouca visão da pista.

Após esta saga, esperar as luzes verdes significará 7 horas de espera, banheiros sujos, filas e, conseqüentemente, o cansaço tornará as 2 horas de corrida num prazer secundário, pois o que você quer mesmo é voltar prá casa e descansar.


 Agora vamos para o GP de Abu Dhabi.

A beleza é só um detalhe
Não vou comparar a beleza dos autódromos, pois isto é um detalhe perto das ações de respeito ao público descritos abaixo.

Kim pode chegar pertinho do Kimi
Comprando ingressos para todos os dias de treino (sexta, sábado e domingo) te dará direito de acesso ao pit-lane na quinta-feira, para ver os carros de perto, presenciar entrevistas e pegar um autógrafo dos pilotos, além de caminhar e tirar fotos em plena reta de chegada.


Compre um evento e leve dois
Ao fim de cada dia de treino/corrida, que tal assistir um show com grandes celebridades pop mundiais (Beyonce, Jamiroquai e Aerosmith, por exemplo)? E o ingresso para o show? É a mesma pulseira adquirida na entrada do autódromo, ou seja, o seu ticket da corrida te dará acesso gratuito à este segundo evento.
Este lugar é meu!!!
O cartão do estacionamento separado por setores é dado junto com seu ingresso da corrida, com indicação de qual estacionamento você deverá deixar seu carro, e, não importa o horário que chegue ao autódromo, sua vaga estará lá. Confortáveis ônibus te conduzirão até o portão de entrada. Trânsito praticamente zero.

F1 for kids
Levou teu filho à corrida? Não tem problema. Monitores estarão entretendo-os em uma série de brinquedos relacionados ao tema da F1 com direito a água, sucos e alimento para os pequenos. Tudo isto na faixa, afinal seu ingresso já foi caro. 





Banheiros e lanchonetes se
Ok, você vai me dizer, mas e a cervejinha que tenho o direito de beber livremente no Brasil? Em Abu Dhabi, seu direito de tomar umas na expectativa da corrida também é respeitado, porém em lugares reservados, confortáveis e longe da cultura local que não aceita o consumo de álcool em lugares públicos, porém com ‘pints’ gelados de cerveja holandesa de primeira linha, bandas de rock e informações atualizadas da corrida.
Após 3 copos de cerveja é hora de buscar o banheiro. Químico é apenas o sentimento de entrar num lugar perfumado, organizado e de respeito ao seu suado dinheiro gasto na saborosa cerveja.

A corrida terminou. A diversão não.
Voltando à corrida, após sessenta e tantas voltas, nem o Massa nem o Rubinho ganharam, e você sai do autódromo em direção ao último show do evento. Lindas e educadas garotas farão um corredor te aplaudindo pela decisão de participar de um dos maiores eventos do mundo e, durante os 15 minutos de caminhada para chegar ao lugar do show, distribuirão barras de chocolate para recompor suas energias.

Ao fim de mais um show, 4 dias de extensa atividade física, estamos cansados e ainda teremos que dirigir prá casa. 

Ao desembarcar do ônibus que te levará ao seu carro, SURPRESA!!! Um grande banquete de frutas, água e sucos te aguardam para que você se re-hidrate e volte seguramente para casa.

Você agora vai me dizer, qual é playboy, não dá para comparar os 2 países!!!
Primeiramente estou longe de ser playboy, adoro ver meu Corinthians no Pacaembú, comer um tropeirão no Mineirão, ou mesmo assistir shows de minhas bandas preferidas nos mais exóticos terrenos baldios do Brasil, portanto estou acostumado com a dura vida que nossos promotores nos oferece.

Segundo, F1 é um evento mundial, falamos de ingressos muito caros, e o respeito com o público neste evento no Brasil é tão ruim quanto qualquer outro pagode público na virada de ano novo.

Abu Dabi será aqui?
Infelizmente estamos prestes a receber mais uma F1 esta semana, uma Copa do Mundo e uma Olimpíada daqui alguns anos, e eu adoraria de re-escrever este artigo com o mesmo prazer que tive em Abu Dhabi.


Te amo Brasil e por isto voltei, mas exijo respeito!!!




  
Kim, Kelly & Douglas
*Douglas Gomes Florencio -Corinthiano, 40 anos, pai do Kim e marido da Kelly. Após rodar o Brasil como Consultor de Telecom e fazendo amigos (não exatamente nesta ordem), resolveu interpretar a cultura Árabe, numa experiência de 3 meses, que se transformaram em mais de 4 anos de boa vida em Dubai. Grande freqüentador de eventos, e sonha com um Brasil que respeite o público, pagante ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário